sexta-feira, 9 de abril de 2010

Conheça a Reabilitação Postural Global RPG

Já que iremos falar de postura, que é do que trata a Reeducação Postural Global (RPG), em primeiro lugar, sente-se direito. Apóie os dois ossos mais pontudos dos glúteos (ísquios) na cadeira, mantenha os pés no chão, os ombros levemente para trás e a coluna reta.

A posição da cabeça deve permitir que o olhar seja o mais horizontal possível. Observe sua respiração: tente inspirar e expirar na mesma medida. Pronto. Fique assim.


Talvez você esteja se sentindo um pouco “desalinhado” nessa posição. Acontece. A maioria de nós não está acostumada a se portar como deveria com o corpo, e não só por displicência. Existem fatores fora do nosso alcance que, literalmente, nos entortam. A gravidade é um deles. Sua força nos comprime achatando músculos e articulações, quadro piorado com as tensões do dia-a-dia, que enrijecem ainda mais nossa máquina. Além disso, a RPG leva em conta um probleminha que todo mundo tem mas que ninguém percebe: costumamos inspirar o ar, mas não o expiramos com o mesmo vigor. A expiração acaba acontecendo pelo simples relaxamento dos músculos inspiratórios. O resultado é uma descompensação muscular: os músculos inspiratórios, de tanta musculação, ficam fortes e rígidos, enquanto os expiratórios só são solicitados para gritar ou tossir (sabe aqueles músculos que ficam doloridos depois de um dia tossindo muito? É deles que eu estou falando).


Tudo isso provoca um desequilíbrio do corpo. E, já que precisamos de equilíbrio para nos mantermos de pé, damos início a uma série de compensações: colocamos a cabeça para a frente, elevamos os ombros, arrebitamos o bumbum, pisamos para dentro ou para fora ou entortamos as costas e por aí vai. Cada um reage de uma forma e assim se criam as patologias (doenças).


Mas não é só culpa da natureza ou dos outros. Cada um tem sua cota de responsabilidade nisso. Quem é que gosta de ficar em frente ao computador em uma posição desconfortável como essa que você está agora? (Não vá me dizer que você relaxou.) A gente gosta é de se estirar no sofá com os pés para fora, ou assistir à t

TV largado na almofada de qualquer jeito, certo? É a famosa lei do menor esforço. “Quando nos acostumamos com uma maneira, ela se torna a mais confortável e a que menos dispende energia. Se você, por exemplo, começar a descer escada dez vezes por dia, vai precisar se alimentar um pouco mais, ou seu corpo vai começar a dizer: estou com preguiça, não vá”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de RPG, Oldack Borges.


Como nasceu a Reabilitaçao Postural Global (R.P.G)?

Foi prestando atenção nesses detalhes que o fisioterapeuta francês Philippe Souchard criou a RPG, no livro O Campo Fechado, de 1981. A obra é resultado de 15 anos de pesquisa em anatomia, fisiologia e biomecânica, além de diversas terapias como acupuntura, reflexologia e homeopatia. Uma das grandes mestras de Souchard foi François Méziéres (precursora da antiginástica), de quem foi aluno por 15 anos. Foi ela quem criou a idéia das cadeias musculares, um dos princípios da RPG.


Quando várias pessoas dão as mãos e formam uma roda, o primeiro que se desequilibra e cai sai puxando os outros. É assim com nossos músculos: eles estão agrupados em cadeias musculares, que interferem umas nas outras. Se você torcer o tornozelo direito e começar a mancar (é só um exemplo), vai enrijecer os músculos posteriores da perna, dobrar o joelho, entortar a bacia, endurecer a coluna e elevar o ombro esquerdo. Dias depois, o incômodo do tornozelo acaba e você não manca mais, mas passa um tempo e você sente dor no ombro esquerdo. E aí? tratar o ombro não vai adiantar nada, se o problema está espalhado pelo corpo. Na RPG se começa da dor para chegar à causa: quando você alinha o ombro, descobre a deformidade na coluna, que colocada em seu devido lugar traz à tona o problema na bacia e assim vai, até chegar ao tornozelo.


Essa é a principal diferença do método em relação à fisioterapia tradicional, que trata apenas o local lesionado. E há estudos indicando que esse pequeno detalhe faz diferença. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) diz que 70% das pessoas que tinham dores lombares e foram tratadas com RPG relataram diminuição do sintoma a partir da décima sessão. Das submetidas à fisioterapia tradicional, 40% responderam o mesmo.


Na práticaA RPG tem oito posturas que trabalham o corpo todo simultaneamente, dando ênfase, cada uma delas, a uma cadeia muscular. As posturas nada mais são que movimentos lentos, graduais e progressivos. O objetivo é alongar e descomprimir o corpo, permitindo que os músculos se automatizem a ficar nas posições fisiologicamente corretas. Dessa forma podemos nos manter em posturas adequadas sem o esforço que você deve estar fazendo agora, tentando manter a postura correta (você ainda está lá, né?).


Mas, antes que você vá para outra página na internet, ou, pior ainda, decida copiar umas imagens da net e inicie a praticae RPG sozinho em casa, é bom que esteja avisado: o tratamento é personalizado, pois parte do princípio de que cada pessoa é única. Ou seja, cada um se entorta de seu jeitinho especial. Por isso, sim, é preciso ir a um especialista, nem que seja para descobrir que posturas são as mais adequadas a você e, principalmente, como fazê-las corretamente. Quem tem algum tipo de lesão não pode, de forma alguma, realizar o método sem o acompanhamento de um fisioterapeuta.


E, como está sua postura neste momento?
Se não conseguiu se manter na posição até agora, pense bem: você pode estar precisando de RPG.

Para saber mais
Sites
· http://www.sbrpg.com.br/, Sociedade Brasileira de RPG , (11) 5044-0940
· http://www.rpgsouchardinst.com.br/, Instituto Philippe Souchard Brasil, (11) 3266-9133
Livros
· Reeducação Postural Global: Método do Campo Fechado, Philippe Souchard, êcone
· As Autoposturas Respiratórias, Philippe Souchard, Manole
· RPG – Fundamentos da Reeducação Postural Global, Philippe Souchard, É Realizações


Fonte: Vida Simples

Aprofundando o Assunto....


RPG é um Método aplicado em fisioterapia que utiliza exercícios em posturas específicas estáticas que corrigem compensações inadequadas e alterações no aparelho músculo-esquelético. O recurso da RPG consegue reequilibrar estruturas do corpo como um todo, fazendo com que o indivíduo obtenha uma postura e um movimento mais harmonioso. Existe indicação para o tratamento na Escoliose, Hiperlordose, Hipecifose e também nas algias da Coluna Vertebral que não se relacionam com os problemas posturais. Alterações dos Membros Inferiores como o Pé Plano, Pé Cavo, Joelho Varo ou Valgo e outras alterações posturais em geral, também se beneficiam desta terapêutica.


RPG NA ADOLESCÊNCIA

O estilo de vida atual torna os adolescentes mais sedentários do que no passado, quando experimentando os vários tipos de atividades físicas e recreativas da época, promoviam um maior equilíbrio corpóreo, evitando retrações musculares e diminuição das amplitudes das articulações. Com o objetivo de amenizar os males que isto provoca em nossa saúde, apresentamos o RPG que é um procedimento fisioterápico individual e ativo que proporciona resultados progressivos e duradouros. Examina cada caso como único, seja a má postura, dor nos joelhos, na coluna, distúrbios do crescimento ou até no transtorno de fundo emocional que reflete na postura do corpo. O tratamento consiste em identificar as causas do problema e através de técnicas específicas de alongamento muscular por postura estática e exercícios respiratórios, equilibram os grupos musculares que sofreram a disfunção.