domingo, 3 de abril de 2011

DISTENSÕES

O que é uma distensão?
Uma distensão é um estiramento ou ruptura de um músculo ou tendão. Os tendões são fortes tiras de tecido que conectam os músculos aos ossos. As pessoas comumente chamam a distensão de um músculo de "músculo estirado".

Como ocorre?
A causa mais comum de distensão muscular é o movimento em hiperextensão do músculo ou uma solicitação brusca de um músculo que não esteja bem alongado ou bem aquecido. Por exemplo, pode acontecer durante a corrida, o salto, o arremesso ou ao levantar um objeto pesado.

Quais são os sintomas?
• Queimação ou um estalo no momento da lesão;
• Dor no músculo ou tendão lesionado;
• Dificuldade em usar o músculo lesionado;
• Edemas e hematomas podem aparecer na região.

Como são diagnosticadas?
O médico examinará a área lesionada e descobrirá que está sensível.

Como são tratadas?
A regra geral para o tratamento de distensões é D-C-C-E:
Descanso – se a lesão for na perna, talvez seja necessário usar muletas.
Compressas de gelo – Colocar compressas de gelo sobre o músculo distendido, por
20 a 30 minutos, sendo que a cada 8 minutos de gelo deve-se fazer uma pausa de 3 minutos. Pode ser feita a cada 3 ou 4 horas, por 2 ou 3 dias ou até que a dor desapareça. Também pode-se fazer massagem com gelo: Congelar água em um copo descartável e rasgar a parte de cima dela, deixando o plástico do copo apenas para que o paciente segure o gelo. Esfregar o gelo na área lesionada por 5 a 10 minutos, três vezes por semana.
Compressão – Enrolar uma faixa elástica no músculo distendido, para reduzir o edema.
Elevação – Manter o músculo lesionado elevado acima do coração, o máximo que puder.
Além disso, dependendo do músculo distendido pode ser necessário o uso de muletas, bengala ou tipóia com o objetivo de estabilização e diminuição da carga.
O médico poderá recomendar o uso de antiinflamatório, analgésico e relaxante muscular. A fisioterapia deve ser feita para diminuir os sintomas do paciente, acelerar a recuperação da lesão e reintegrar o paciente à sociedade e à sua rotina.

Como a distensão pode ser prevenida?
A melhor maneira de prevenir distensões é aquecendo e alongando-se, adequadamente, antes e depois dos exercícios. Quanto mais flexíveis e fortes os músculos estiverem, menor a probabilidade deles se distenderem.