quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

FRATURA DE ESCAFÓIDE (NAVICULAR)

O que é ?
O punho é composto por 8 pequenos ossos, posicionados entre os ossos do antebraço e da mão. Existe um osso próximo ao polegar que tem 2 nomes: Navicular ou Escafóide.
A fratura é caracterizada pelo rompimento da extensão de um osso, ou seja, ele se quebra. Quando esse osso é fraturado, existe uma grande preocupação em relação a sua calcificação, porque a sua irrigação sanguínea pode ter sido comprometida.
Como ocorre?
Essa fratura é causada por uma queda com apoio sobre a mão espalmada ou um golpe direto no punho.

Quais os sintomas?
Dor e edema no punho, normalmente abaixo do polegar e tensão na região da fratura.

Como é feito o diagnóstico?
O médico examinará o punho e revisará os sintomas. Geralmente, um raio-x é pedido, mas nem sempre ele mostrará a fratura e por isso, o médico poderá pedir para o paciente voltar depois de 1 ou 2 semanas para novos exames radiológicos comparativos.

Como é o tratamento?
O paciente precisará usar aparelho gessado no braço, incluindo o polegar, podendo ou não chegar acima do cotovelo, por pelo menos 12 semanas.
Às vezes a calcificação pode não ocorrer e os fragmentos do osso não se consolidam. Nesses casos, a cirurgia é indicada.
A complicação principal é a necrose avascular, quando alguma parte do osso “morre” pela falta de irrigação sanguínea. Nesses casos, a cirurgia também é indicada, para ser retirado este fragmento do osso, ou colocado enxerto e osteossíntese.
Após a retirada do gesso, habitualmente o paciente é encaminhado à fisioterapia, para reabilitação funcional.

Quando retornar ao esporte ou à atividade?
O objetivo da reabilitação é que o retorno do paciente ao esporte ou à atividade aconteça o mais breve e seguramente possível. O retorno precoce poderá agravar a lesão, o que pode levar a um dano permanente.

Todos se recuperam de lesões em velocidades diferentes e, por isso, para retornar ao esporte ou à atividade, não existe um tempo exato, mas quanto antes o médico for consultado, melhor.

O retorno ao esporte acontecerá, seguramente, quando o paciente:
• Tiver movimentação do punho ativa, livre e sem dor.
• Tiver recuperado a força, comparada ao outro braço.
• Não apresentar dor durantes atividades manuais.

Exercícios de reabilitação da Fratura de Escafóide:
Os exercícios a seguir são apenas um guia de tratamento básico, por isso o paciente deve fazer a reabilitação acompanhado de um fisioterapeuta, para que o programa seja personalizado.
A fisioterapia conta com muitas técnicas e aparelhos para atingir os objetivos, como: analgesia, fortalecimento muscular, manutenção ou ganho da amplitude de movimento de uma articulação, etc, e por isso, o tratamento não deve ser feito sem a supervisão de um profissional.

1 - Movimentos Ativos:
A – Flexão: Gentilmente flexione o punho para frente
B – Extensão: Leve a mão para trás, estendendo o punho.
C – Lateralmente: Leve a mão de um lado para outro.
2 - Alongamentos:
A - Flex ão e Extensão de Punho: Com a mão lesionada flexionada para frente, use a outra mão para aplicar pressão. Mantenha 20 segundos e relaxe. Leve a palma da mão lesionada para trás e com a outra mão aplique pressão.
B - Flexão de Punho em Pé: Em pé, apóie as costas das mãos em uma mesa, a palma e os dedos devem estar para cima, apontando para o seu corpo. Mantenha os cotovelos estendidos, incline-se para frente. Mantenha essa posição por 20 segundos e relaxe.
C. Extensão de Punho em Pé: De frente para mesa, apóie as palmas das mãos na mesa, mantenha os cotovelos estendidos e incline o corpo para frente. Mantenha 20 segundos e relaxe.

3 - Flexão de Punho:


Segurando uma lata de molho de tomate, com a palma da mão para cima, flexione o punho.
Lentamente, volte à posição inicial.

Faça 3 séries de 10 repetições.




 4 - Extensão de Punho:


Com a palma da mão para baixo, segurando uma lata de molho de tomate, lentamente, traga a mão para cima. Volte à posição inicial.

Faça 3 séries de 10 repetições.







5 - Flexão de Dedos:


Segure uma bola de borracha e aperte-a o máximo possível, mantenha por 5 segundos e relaxe.

Faça 3 séries de 10 repetições.










 6 - Extensão de Dedos:


Com a palma da mão apoiada em uma mesa, levante um dedo, mantenha 5 segundos e relaxe.
Repita com os outros dedos até fazer 10 vezes cada dedo.


7 - Pronação e Supinação do Antebraço:


Com o cotovelo flexionado a 90º e apoiado no tronco, gire a palma da mão para cima e para baixo, sem mexer o cotovelo.

Faça 3 séries de 10 repetições.