quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

EPICONDILITE MEDIAL (COTOVELO DE GOLFISTA)

O que é a epicondilite medial?

A articulação do cotovelo é formada pelo osso do braço (úmero) e os ossos do antebraço (ulna e rádio). Na extremidade inferior do úmero existem duas protuberâncias ósseas, chamadas de epicôndilos. A saliência mais próxima do tronco chama-se epicôndilo medial. Os tendões dos músculos responsáveis pela flexão do punho ligam-se ao epicôndilo medial.
A epicondilite medial é a inflamação desta protuberância óssea lateral e também pode ser conhecida como tendinite nos flexores do punho.
Como ocorre?
Ocorre pelo uso excessivo do músculo responsável por dobrar os dedos e o punho. Quando esses músculos são excessivamente usados, os tendões são repetidamente puxados no seu ponto de inserção (o epicôndilo medial). Como resultado, os tendões se inflamam, e pequenas e repetidas rupturas no tecido do tendão causam dor.
Isso normalmente acontece em esportes, como: golfe, esportes de arremesso, e esportes com raquete. Também pode ocorrer ao realizar atividades do dia-a-dia, como carpintaria e digitação.

Quais são os sintomas?
Dor no lado interno do cotovelo (a parte próxima ao corpo), que pode irradiar ao longo da parte interna do antebraço, ao dobrar o punho. Também pode haver dor ao fechar a mão com os dedos para dentro.

Como é diagnosticada?
O médico examinará o cotovelo à procura de susceptibilidade a dor no epicôndilo medial.

Como é tratada?
Aplicar compressas de gelo sobre o cotovelo por 8 minutos, seguidos de 3 minutos de descanso; este ciclo deve se repetir até totalizar 30 minutos, por 3 ou 4 dias ou até que a dor desapareça.
Se o cotovelo estiver edemaciado, é importante elevá-lo; quando estiver deitado, colocar um travesseiro sob ele e ao sentar, usar o encosto da cadeira para apóia-lo.
O uso de uma faixa elástica pode auxiliar a reduzir o edema.
Durante a recuperação da lesão, o esporte ou a atividade usualmente praticados devem ser mudados para que não haja piora da condição. Por exemplo, trocar o jogo de golfe por uma caminhada e escrever usando uma caneta ao invés de digitar.
O médico poderá prescrever uma tira, ou outros produtos, para ser usada logo abaixo da região dolorida do cotovelo. Isso permitirá que os músculos do antebraço façam pressão contra a tira, ao invés de fazer pressão contra o epicôndilo dolorido. Ele também poderá prescrever antiinflamatórios.
Aplicação de injeção de cortisona na região do epicôndilo medial para reduzir a inflamação, também pode ser utilizada. O paciente receberá orientações para realizar exercícios para o cotovelo. Em casos graves pode ser necessário realizar uma cirurgia.

Quando retornar ao esporte ou à atividade?
O objetivo da reabilitação é que o retorno ao esporte ou à atividade aconteça o mais rápido e seguramente possível. Se o retorno for precoce, existe a possibilidade de piora da lesão, que pode levar a um dano permanente.
Como cada indivíduo é diferente do outro, a velocidade de recuperação também é. Por isso, o retorno ao esporte será determinado pela recuperação do cotovelo, não existindo um protocolo ou um tempo exato para isto acontecer.
Geralmente, quanto mais rápido o médico for consultado após a lesão, mais rápida será a recuperação.

O retorno à atividade ou ao esporte acontecerá quando for possível:
• Empunhar a raquete de tênis, taco de basebol ou taco de golfe, usando força.
• Trabalhar no teclado do computador, sem sentir dor no cotovelo.
• Em esportes, tais como, ginástica, é importante conseguir suportar o peso do corpo com o cotovelo lesionado, sem sentir dor.

E quando:
• Não houver edema no cotovelo lesionado.
• A força estiver recuperada, comparado ao cotovelo não lesionado.
•Ter total alcance de movimento do cotovelo.

Como preveni-la?
Uma vez que a epicondilite medial ocorre pelo uso excessivo dos músculos que flexionam o punho, é importante não sobrecarregá-los. Aos primeiros sinais de dor na parte interna do cotovelo, deve-se diminuir a atividade e procurar um médico. Usar uma tira para o cotovelo e alongá-lo, pode ajudar a prevenir a epicondilite medial.

Exercícios de reabilitação para a epicondilite medial:
Os exercícios a seguir são apenas um guia de tratamento básico, por isso o paciente deve fazer a reabilitação acompanhado de um fisioterapeuta, para que o programa seja personalizado.
A fisioterapia conta com muitas técnicas e aparelhos para atingir os objetivos, como: analgesia, fortalecimento muscular, manutenção ou ganho da amplitude de movimento de uma articulação, etc, e por isso, o tratamento não deve ser feito sem a supervisão de um profissional.

1 - Arco de Movimento do Punho:
Dobrar o punho o máximo possível, para frente e para trás.

Fazer 3 séries de 10 repetições.
2 - Arco de Movimento do Antebraço:

Com o cotovelo de lado, dobrado a 90º, girar devagar a mão para cima e manter por 5 segundos; depois, devagar, girar a mão para baixo e manter por 5 segundos.

Fazer 3 séries de 10 repetições.

É importante manter o cotovelo a 90º durante todo o exercício.

3 - Arco de Movimento do Cotovelo:
Em pé, flexionar o cotovelo, levando a mão, com a palma para cima, de encontro ao ombro.

Estender o cotovelo, deixando-o o mais reto possível.

Fazer 3 séries de 10 repetições.







4 - Fortalecimento do Punho:

A - Flexão do Punho:
Segurar uma lata de conserva, com a palma da mão para cima, e dobrar o punho para cima.
Sempre devagar, abaixar o peso e retornar à posição inicial.
Fazer 3 séries de 10 repetições. Gradualmente, deve-se aumentar o peso da lata.

B - Extensão do Punho:
Segurando a mesma lata, com a palma da mão para baixo, dobrar o punho para cima. Sempre devagar, abaixar o peso e retornar à posição inicial.
Fazer 3 séries de 10 repetições. Gradualmente, deve-se aumentar o peso da lata.

C - Afastamento Radial do Punho:
Com o punho na posição lateral e o polegar para cima, segurando a lata de conserva, dobrar o punho para cima, com o polegar em direção ao teto.
Abaixar o peso e retornar à posição inicial, o antebraço não deve se mover durante todo o exercício.
Fazer 3 séries de 10 repetições.

5 - Pronação e Supinação:


Substituir o martelo da figura ao lado por uma régua, segurando-a com o cotovelo dobrado a 90º, fazer o movimento de rotação, primeiro com a palma da mão para cima e depois para baixo.

Fazer 3 séries de 10 repetições de cada exercício.



6 - Enrolamento do Bíceps (Fortalecimento):


Em pé, segurando uma lata de conserva, dobrar o cotovelo do braço comprometido e elevar a mão, com a palma para cima, de encontro ao ombro.
Lentamente, retornar à posição inicial e estender o braço.
Repetir 10 vezes. Aumentar o peso gradualmente.