segunda-feira, 7 de março de 2011

ARTRITE

O que é artrite?
Artrite significa inflamação na articulação. Isto causa dor, rigidez e edema na região. Articulação é a região onde se encontram dois ou mais ossos. As pontas deles são cobertas por cartilagem que evita e amortece o contato entre eles, possibilitando um movimento harmonioso e sem dor.

Existem alguns tipos principais: Osteoartrite, Artrite Reumatóide, Artrite Traumática e Artrite Infecciosa.
• a) Osteoartrite: Causada pela diminuição da cartilagem das articulações, o que leva a uma fricção entre os ossos, inflamando e, conseqüentemente, causando dor, rigidez e edema nesta articulação. Pode resultar do uso excessivo da articulação, de algum trauma, da degeneração da cartilagem, da obesidade ou de fator genético.
É a forma mais comum de artrite e está mais presente entre as mulheres de meia idade. As principais articulações atingidas pela osteoartrite são joelho, quadril e coluna.
As opções de tratamento são: Exercícios musculares para ganhar força e flexibilidade, controle do peso, medicamentos anti-inflamatórios, terapia com alteração de temperaturas e/ou cirurgias.
• b) Artrite Reumatóide: É uma doença crônica, que acomete cerca de 1% da população mundial e também é mais comum nas mulheres.
O sistema imunológico tem a função de proteger o corpo, mas nessa doença ele produz substâncias que atacam o próprio organismo, inflamando e destruindo a cartilagem das articulações.
• c) Artrite traumática: Os destaques aqui são a fratura grave de quadril, que pode levar à falta de sangue na região da cabeça do fêmur, deteriorando o osso e causando dor e as fraturas de joelho, tornozelo e pés, pois são as articulações responsáveis pela sustentação de peso do corpo.
• d) Artrite Infecciosa: Caracterizada pela presença de microorganismos infecciosos na articulação, principalmente bactérias, que causam a destruição da cartilagem articular.
O tratamento prioriza a vida do paciente, iniciando com a administração de antibióticos. Quando não houver mais riscos de vida, o objetivo passa a ser a articulação e para evitar
o acúmulo de pus é feita uma punção. Em seguida dá-se início à fisioterapia que tem objetivo de melhorar a dor, diminuir o edema e resgatar os movimentos perdidos da articulação.

Quais os sintomas?
Os sintomas são: dor, rigidez e efeitos da inflamação na articulação (edema, calor e rubor). A dor pode ser constante ou intermitente, ocorrer no exercício ou no repouso e estar presente em uma ou mais articulações.

Qual a importância dos exercícios?
A prática de exercícios moderados e freqüentes diminui as fadigas, fortalece músculos e ossos, aumenta a flexibilidade, aumenta o nível de energia, melhora o sono e a condição cardiovascular, diminui a depressão e dá uma sensação de bem estar. O programa de exercício ideal mistura alongamentos, fortalecimento muscular e exercícios aeróbicos, como caminhada, andar de bicicleta, natação, etc.
O médico deve ser consultado antes do início ou do retorno à uma atividade física, principalmente, se estiver parado há muito tempo.