As doenças reumatológicas acometem articulações, músculos, ligamentos, tendões, sem ter acontecido nenhum trauma, e o sistema imunológico, que agride os órgãos como, coração, rins, etc.. Entre essas doenças estão: Lupus Eritematoso, Espondilite Anquilosante, Artrite, Artrite Reumatóide, Gota, Febre Reumática e outras.
O reumatismo acomete principalmente adultos e idosos, mas algumas das doenças atingem as crianças e jovens.
O diagnóstico através do exame físico e da história do paciente pode ser fácil, mas muitas vezes torna-se um desafio para o médico.
O tratamento é feito basicamente com antiinflamatórios e fisioterapia.
Fisioterapia na Reumatologia:
A Fisioterapia tem como objetivo principal, a reintegração do indivíduo na sociedade.
As doenças reumatológicas crônicas, na maioria dos casos, geram algumas incapacidades; nestes casos, a fisioterapia tem como objetivo, retardar e/ou amenizar os déficits identificados.
É importante que o indivíduo procure o médico para que o diagnóstico e o tratamento dessas doenças sejam definidos o mais precocemente possível e assim, a fisioterapia, iniciada ainda no período agudo da doença, possibilite maiores chances da manutenção e/ou melhora dos sintomas e funções do organismo dos pacientes.
Os métodos fisioterapêuticos mais utilizados nas alterações reumatológicas são: ultra-som; ondas curtas; crioterapia (gelo); laser e TENS que agem de forma analgésica, anti- inflamatória e cicatrizante. Além destes recursos existem exercícios específicos, massagens, alongamentos, mobilizações e outros.
Por isso, sempre que for solicitada, a fisioterapia deve ser realizada de 2 a 3 vezes por semana, para que todos os recursos atinjam os efeitos necessários.
É importante que os portadores de doenças reumáticas pratiquem esportes.