quinta-feira, 8 de abril de 2010

Colesterol mutante protege contra demência, segundo artigo publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA)

Colesterol mutante protege contra demência, segundo artigo publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA)

O colesterol está associado a várias doenças cardíacas. Evidências crescentes mostram que ele tem um papel importante na saúde do cérebro, no qual estão alojados 25% de todo o colesterol do organismo. Um novo estudo publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA) mostra que uma alteração comum em um gene que controla o tamanho das partículas de colesterol reduz o risco de demência e protege contra a doença de Alzheimer. Indivíduos com esta mutação – troca de um aminoácido (isoleucina) por outro (valina) no gene para CETP (do inglês, cholesterol ester transfer protein) – apresentam um declínio significativamente mais lento da memória, de acordo com pesquisa publicada na edição de 13 de janeiro do The Journal of the American Medical Association (JAMA). Aqueles que têm dois alelos valina experimentam um declínio cognitivo 51% mais lento do que aqueles com isoleucina – e têm 70% de redução no risco de desenvolverem Alzheimer. Os resultados são preliminares e este fenômeno precisa ser melhor compreendido. Este gene já foi associado previamente à longevidade e há trabalhos em andamento para o desenvolvimento de medicamentos que alterem a função do gene para CETP com a intenção de ajudar pessoas com problemas cardíacos.
Fonte: Scientific American
...
Eu contando para um paciente com Alzheimer sobre a notícia acima citada e ele veio com a seguinte história...

"Dra, Sabe a piada das Três senhoras? Não eu disse, quer me contar? E ele sorrindo disse: Essa a senhora vai gostar! Três senhoras muito velhinhas, se reúnem para o chá da tarde.- Puxa, acho que estou ficando esclerosada - comenta uma delas. - Ontem eu me peguei com a vassoura na mão e não me lembrava se já tinha varrido a casa ou não.- Isso não é nada - diz a outra. - Outro dia eu me vi de pé, ao lado da cama, de camisola, e não sabia se tinha acabado de acordar ou estava me preparando para dormir.- Cruz credo - fez a terceira. - Deus me livre ficar assim! Isola! - e deu três batidinhas na mesa toc-toc-toc.Olhou para a cara das outras e emendou:- Esperem um pouco que eu já volto! Tem gente batendo na porta!"
Sem comentários...
O pior é que eu já tinha recebido essa "piada"por email e .... não me lembrava!