segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

TRAUMATISMO NA COSTELA

O que é um traumatismo na costela?
Com o propósito de proteger o coração, os pulmões e o conteúdo da região superior do abdômen, as costelas - 12 de cada lado do peito - estão ligadas à coluna vertebral na sua parte traseira. Na parte da frente, na altura do peito, 10 delas estão ligadas ao osso esterno, por pedaços de cartilagem.
Ao receber golpes ou pancadas diretas, pode haver contusão, fratura de costela ou traumas na cartilagem costal. No caso de se separarem da cartilagem, configura-se a separação condrocostal.

Como ocorre?
As lesões das costelas normalmente ocorrem como resultado de uma pancada direta sobre a parede torácica.
As fraturas geralmente ocorrem na parte curva externa da caixa torácica.
A separação condrocostal pode ocorrer em momentos de esforço expiratório brusco, como quando se aterrissa com força sobre os pés ou mesmo em atos corriqueiros como tossir ou espirrar violentamente.
Quais os sintomas?
Um traumatismo nas costelas pode causar dor e sensibilidade no local da lesão, inclusive ao se movimentar, respirar, rir ou tossir.

Como é diagnosticado?
O médico examina a caixa torácica, analisa os sintomas e ausculta os pulmões.
Ele pode pedir raios X do peito para visualizar algum dano das costelas, pulmões ou sangramento ao redor deles.

Como é tratado?
O tratamento pode incluir:
• Repouso
• Antiinflamatórios ou analgésicos.

Quando retornar ao esporte ou à atividade?
O objetivo da reabilitação é que o retorno do paciente ao esporte ou à atividade aconteça o mais breve e seguramente possível. O retorno precoce poderá agravar a lesão, o que pode levar a um dano permanente.
Todos se recuperam de lesões em velocidades diferentes e, por isso, para retornar ao esporte ou à atividade, não existe um tempo exato, mas quanto antes o médico for consultado, melhor.
Se uma costela foi quebrada, o tempo de recupera ção pode variar entre 4 a 6 semanas.
O médico talvez tire raios X para verificar se o osso está curado antes de permitir que o paciente retorne a atividade ou ao esporte, especialmente se for um esporte de contato.
Para quem tem uma contusão ou uma separação da cartilagem das costelas, retornar à atividade será possível quando puder realizá-la sem sentir dor.
Esportes que não sejam de contato podem ser feitos desde que não exista dor ao fazê-los ou quando se respira.

Como evitar o traumatismo na costela?
Frequentemente as costelas se lesionam em acidentes que não podem ser evitados. Entretanto, em esportes de contato, é importante o uso de equipamento adequado para proteção.