sábado, 9 de outubro de 2010

LUXAÇÃO ACRÔMIO-CLAVICULAR

O que é ?


É conhecida como "separação do ombro". Trata-se de uma lesão traumática com queda sobre o ombro, sendo mais comum em homens jovens, atletas, praticantes de atividades como ciclismo, futebol, hóquei, judô.
Com o trauma o acrômio é levado para trás e para baixo, ficando a clavícula em cima pela ação muscular do trapézio e do esternocleidomastoideo.
A articulação normal é mantida pelos ligamentos acrômio-claviculares (horizontais) e caraco- claviculares (verticais). Na luxação acrômio-clavicular (LAC) pode ocorer lesão parcial ou completa destes ligamentos, variando, com isto, a gravidade da lesão.
Quando ocorre apenas a lesão dos ligamentos acrômio-claviculares, não há ascensão visível da clavícula, pois a "estabilidade vertical" não foi comprometida. Quando há lesão associada dos ligamentos caraco-claviculares, pode-se notar a deformidade do ombro.


Como é o tratamento ?
O tratamento varia de acordo com o grau da lesão. Quando não há lesão dos ligamentos"verticais" (os caraco-claviculares), o tratamento com fisioterapia e reabilitação usualmente é indicado.
No entanto, quando há ascensçao franca da clavícula, com lesão completa dos ligamentos, indica-se, em geral, o tratamento cirúrgico.

Exercícios para luxação Acrômio-clavicular: 2 a 3 séries de 8 a 10 repetições:
1 - Deitado de lado, mantenha o cotovelo do lado lesado junto ao corpo, fletitido a 90º. Lentamente faça uma rotação do antebraço até atingir posição vertical; retornando até a posição inicial:

2 - Deitado sobre o lado afetado, estabilizando o ombro. Cotovelo em 90º, faça rotação interna lenta do braço, retornando à posição inicial:

3 - Deitado sobre o abdome com o braço lesado fora do apoio. Cotovelo estendido, elevar o peso lentamente movendo a escápula para o lado oposto. Não mover o ombro, mas sim em bloco.