quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Como utilizar corretamente as mochilas escolares




A postura é uma posição ou atitude do corpo para uma atividade específica, ou para sustentá-lo. A boa postura refere-se àquela que a pessoa mantém com esforço muscular mínimo, estabelecendo uma maneira individual de sustentação do corpo, orientada em função da linha de gravidade. Em contrapartida, a má postura aumenta o estresse sobre elementos corporais, e o distribui para estruturas menos capazes de suportá-lo, provocando mudança no centro de gravidade e, em consequência, alterações posturais e dor.
Os problemas posturais comumente aparecem com o crescimento, em decorrência dos comportamentos de risco adotados para a coluna vertebral, como a utilização indevida das mochilas e a má postura ao sentar. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) a escoliose é uma condição que atinge mais de 20% da população infantil, instalada por uma causa inicial associada ao estirão de crescimento contudo, em 75% dos casos, poderiam ser evitados pela educação postural iniciada precocemente.
Os maus hábitos posturais constituem problema de saúde coletiva, atingindo estudantes de ambos os sexos em diferentes idades, acabando por instigar fisioterapeutas e demais profissionais da saúde a propor programas educativos para a busca de hábitos posturais saudáveis, bem como prevenir futuras complicações.
Existe uma preocupação crescente por parte desses profissionais da saúde, professores e principalmente dos pais com relação ao aumento no número de crianças em idade escolar com queixas de dores na coluna vertebral, no pescoço e nos ombros. Estes sintomas têm sido atribuídos ao fato de carregar excesso de peso, além do desconhecimento das orientações básicas quanto ao uso correto das mochilas. Por isso, é muito importante que os pais prestem atenção em como seus filhos estão usando a mochila e quanto peso carregando. O que pode parecer um recurso estético ou um acessório da moda pode causar sérios problemas à integridade músculo esquelética.

Algumas Regras Básicas

Não é só o peso que pode trazer problemas posturais. Alguns estudantes ajustam a mochila muito baixa, na altura dos glúteos, outros as carregam só de um lado, isso sem contar aqueles que carregam peso demais (considerando o seu tamanho e força). Então vamos analisar um por um os erros mais comuns.


Não carregue a mochila de lado, apoiada em apenas um dos ombros

Carregar a mochila só de um lado faz com que o peso seja transferido para um só lado do corpo. Quando se carrega uma mochila pesada sobre apenas um dos ombros, há uma tendência em inclinar o corpo para o outro lado na tentativa de compensar o peso extra. Os músculos do lado em que o peso é carregado podem vir a desenvolver contraturas musculares e dor. Além disso, o ombro também sofre pois precisa suportar sozinho a pressão para baixo aplicada pela alça da mochila. Esta sobrecarga assimétrica também tem efeitos sobre o quadril, joelho e tornozelos do lado em que está a mochila.
Na figura abaixo, é possível ver o desvio na coluna e a sobrecarga sobre o ombro e o quadril que ocorre quando se carrega uma mochila sobre apenas um dos lados.



Atenção às alças da mochila

As mochilas possuem um sistema  de ajuste do tamanho das alças. Estas devem ser simétricas (com o mesmo comprimento) e reguladas de forma que a base da mochila fique na linha da cintura, ou pouco abaixo dela. Alças muito frouxas fazem com que a mochila seja carregada muito baixa, na altura dos glúteos, o que favorece uma postura inclinada para frente, como na figura abaixo.


Além disso, ao escolher uma mochila, dê preferência àquelas com alças largas e acolchoadas, pois distribuem o peso por uma área maior dos ombros, o que além de torná-las mais confortáveis também minimiza uma eventual sobrecarga nesta articulação.

É importante ressaltar que o fato de inclinar o tronco para a frente carregando uma mochila pesada, faz com que o indivíduo "enrole os ombros para a frente podendo causar a cifose dorsal mais conhecida como corcunda.

Mochila pesada

Todo mundo sabe que carregar uma mochila pesada é péssimo para a postura, principalmente para as crianças em fase de crescimento. Especialistas recomendam que não se deve carregar mais do que 10% do peso corporal em uma mochila.