quinta-feira, 16 de junho de 2011

O que é Fisioterapia e por que preciso dela?

A Fisioterapia é uma técnica e especialidade de tratamento que se concentra na análise e na avaliação do movimento e da postura. Baseia-se na estrutura e na função do corpo, para promover saúde, prevenir doenças tratar lesões, deficiências e incapacidades.


Fisioterapeutas reúnem conhecimentos profundos a respeito do corpo humano, baseados na fisiologia, anatomia, biofísica, bioquímica, cinesiologia, biomecânica, bem como, nos exercícios terapêuticos. Também exerce o domínio pleno sobre as técnicas básicas a serem aplicadas em seus pacientes, através da eletroterapia, cinesioterapia, mecanoterapia, terapia manual, termoterapia, etc.

O fisioterapeuta dispõe ainda de acesso a técnicas complementares identificadas na Reeducação Postural Global (RPG), Mulligan, Pilates e várias gamas de Técnicas Posturais.

O atendimento neste cosnultório é direcionado a diversos tipos de pacientes. De atletas profissionais até pessoas com um estilo de vida sedentária e em todas as idades.

Você deverá considerar a opção de fisioterapia se:

• For uma pessoa preocupada com a sua saúde;

• Sentir dor e cansaço constantemente;

• Apresentar alterações posturais;

• Sentir dores na coluna vertebral;

• Tiver uma lesão durante uma atividade física ou acidente;

• Perder mobilidade após uma fratura ou outra lesão;

O atendimento no consultório é personalizado, garantindo que o paciente seja acompanhado pela fisioterapeuta individualmente. A sessão tem duração média de 1 hora, para que todos os objetivos sejam alcançados. Aparelhos como o Ultra-som, o TENS, o Ondas Curtas, o Compex e o Laser são frequentemente utilizados.

Todos os recursos aplicados têm indicações, contra-indicações e cuidados especiais de manuseio, e por esse motivo, os atendimentos devem ser individuais e adaptados de acordo com as necessidades de cada paciente, detectadas no momento da avaliação.

O objetivo do tratamento de cada paciente é traçado através da anamnese, questionário sobre todo o histórico do paciente e seu estado de saúde, dos testes de força, resistência, capacidade de movimento, da dor e da prática de atividade física, aliados ao diagnóstico.

Pode-se agendar horário das 07:00 às 20:00, de segunda a sexta-feira.